A falácia do desenvolvimento
Janaina Morais da Silva
O Apoio do Governo a Eike Batista e sua relação com a 3° Falácia
Porto Alegre
Maio de 2013
O Apoio do Governo a Eike Batista e a Sua relação com a Terceira Falácia
Como observamos na reportagem anexada, o governo está demonstrando forte apoio às empresas de Eike Batista que passam por má fase.
Um ponto importante a ser citado é que não são todas as empresas relacionadas ao empresário que estão com problemas, mas em razão do sistema de interdependência criado pelo mesmo, quando uma vai bem, todas vão, quando uma vai mal, todas vão mal, o que pode significar uma queda ao estilo efeito dominó, iniciando pela petrolífera OGX.
A OGX no dia 08/04/2013 teve uma queda de 13,5% das suas ações no início do dia, se recuperando depois e diminuindo para 1,75%. Mas outro problema enfrentado pela empresa é que o salário dos executivos tem como referência os lucros da empresa, ou seja, muitos estão pedindo demissão e procurando novos empregos.
Frente a tudo isso, a nossa presidenta Dilma Rousseff tem demonstrado grande apoio ao empresário, e não podemos discordar que uma queda nessas empresas não seria boa para o desenvolvimento econômico do Brasil, mas será que é o papel da nossa presidenta interferir nos problemas e erros das empresas privadas? Estas que dificilmente se mostram solícitas e preocupadas com os problemas do governo, além daqueles que implicam nos seus interesses.
Possivelmente temos que observar se não está se aplicando novamente a falácia de que o crescimento econômico basta, já que o governo está movendo esforços em ajudar as grandes empresas, que já firmaram raízes, ao invés de auxiliar aquelas que estão começando.
Não devemos cair na falsa ideia de que tudo estará bem se continuarmos crescendo economicamente, e nem acreditar que o que crescemos até aqui é fruto somente deste crescimento, ao me deparar com a notícia, realizei algumas leituras, e em muitas encontrei a