A Quest O Social X Dez Fal Cias Sobre Os Problemas Sociais Da Am Rica Latina
Quando Utilizamos as falácias para discutir a questão social de Octavio Lanni nos deparamos com uma analise entre a sociedade civil e o estado, ele demostra a importancia que devemos ter com a economia, politica e sociedade.
Na terceira falácia, que nos fala sobre o crescimento econômico, ela nos diz que isso seria suficiente para melhorar o desenvolvimento humano, mas no decorrer do texto o autor mostra que é necessário, mas não é o suficiente. Ele salienta a importância dos programas sociais e demonstra que o principal causador disso é a desigualdade quando o assunto é salario e emprego.
Octavio Lanni fala em seu texto na existência de dois brasis, um subdesenvolvido e outro desenvolvido tecnologicamente, e que um necessita do outro para que haja continuidade. Se analisarmos a quarta falácia onde diz que a desigualdade é um fato da natureza e não um obstáculo para o desenvolvimento, temos o pensamento de Kuznets onde o mesmo fala na grande potencial econômico encontrado na América latina e como ele tem sido pouco explorado.
Lanni fala também sobre uma mudança de poder referente à questão social quando a mesma deixa de ser responsabilidade da policia e passa a ser problema politico. A partir dessa troca de poder e o aumento nos investimentos a economia se expandi, urbanização, industrialização começam a acelerar, mas a partir disso torna-se, mas visível à desigualdade social.
Então temos também a falácia da paciência, que nos fala sobre as etapas que devem suceder para um projeto de desenvolvimento, passa uma ideia de que a pobreza pode esperar nos fazendo pensar em todas as barreiras que se deve superar para atingir o tão desejado desenvolvimento.