A falta de leitura entre os jovens
GOIÂNIA – GOIÁS
2011
GOIÂNIA – GOIÁS
2011
INCENTIVO A LEITURA
UMA TAREFA BÁSICA DOS PAIS E UM DESAFIO AOS PROFESSORES
Hoje no Brasil, segundo o IBGE, temos uma taxa de analfabetismo de 10,4% entre pessoas com mais de 15 anos, o que ainda é um índice muito alto.
O ensino deficiente é também um problema tão grave quanto à total falta de estudo. Um dos reflexos disso é a quase ausência de hábito de leitura entre os jovens em idade escolar e universitária, dizem os especialistas.
Se por um lado, a prática não tem sido incentivada pela família, por outro, a escola não tem cumprido bem o seu papel, seja pela má formação dos professores, ou pela má remuneração oferecida aos mesmos.
O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, friza que essa falta de hábito de leitura é uma realidade do Brasil, especificadamente. O jovens brasileiros lêem em media de 1,8 livro por ano, o índice mais baixo da America Latina, enquanto os franceses lêem em media de 8 livros no ano.
Não é de hoje que sabemos que muitos jovens têm certo desprezo pela leitura. A única coisa que os interessam são as revistas de fofocas e de adolescentes. Isso é um agravante fundamental em sua formação. Um dos principais fatores causador desse desestimulo é a internet e outras tecnologias. Os jovens preferem muito mais acessar uma pagina na internet (onde passam horas e horas), ouvir uma musica, ir a uma festa, jogar conversa fora ou, ate mesmo pegar um cineminha. Não que todos esses exemplos que acabei de citar é proibido. De forma alguma, é lazer, essencial na vida de qualquer ser humano. Mas quando preferem ter somente estas atividades como diversão, acoisa não fica tão legal quanto parece.
Cultura, conhecimento e informação. Tudo isso aprendemos lendo, é fundamental para termos uma boa opinião, critica e concisão acerca de diversos assuntos. Sem isso, porém, ficam em falta com os temas da sociedade e terão apenas uma humilde opinião dentro de