A Literatura Importante Na Constru O De Uma Sociedade
A literatura esta diretamente ligada a humanização, entendemos por humanização como um processo que confirma no homem traços essenciais como a reflexão, aquisição do saber, o cultivo do humor, entre outros. Temas sociais são freqüentemente utilizados.
O autor Antonio Candido afirma que a literatura é um direito universal e para que todos tenham direito a cultura é necessário uma sociedade igualitária, precisamos resolver os problemas sociais que são tão visíveis em nossa sociedade,
A cultura deve ser valorizada em todas as classes sociais e devemos lutar para que todas as pessoas tenham acesso a literatura e a arte.
Evoluímos muito comparado a eras passadas, temos a oportunidade de resolver problemas sociais, já que a tecnologia está tão avançada, porém, temos a possibilidade de destruir vidas. Quanto mais evoluímos e crescemos, mais aumenta a desigualdade social. O que podemos constatar é que o mal do ser humano é o egoísmo, sempre achamos que os nossos direitos são mais importante do que o do próximo.
Sabemos que todos têm o direito a necessidades básicas como, por exemplo, a alimentação, saúde, educação e lazer, porém, não achamos necessário e não consideramos como direito de todo o acesso a cultura como, por exemplo, freqüentar o teatro, cinema, etc.
A leitura de livros está cada vez mais restritos entre crianças, jovens e adultos. A falta de incentivo é uma das principais causas da pouca leitura entre as crianças na vida escolar, ocasionando dificuldades na vida toda: vocabulário precário, reduzido e informal, erros ortográficos, poucas produções significativas, conhecimentos restritos aos conteúdos.
Tudo isto pode ocasionar prejuízos por toda a vida. A escola tem que resgatar o valor da leitura, como ato de prazer, conhecimento á