Um estudo sobre bibliotecas infantis
Atividade de Pesquisa
Pesquisa relacionada ao trabalho de T.C. C da década de 40.
Tema pesquisado: “Um estudo sobre bibliotecas infantis”
Autora: Zélia Machado Taveira em 20 de Novembro de 1940, distrito de São Paulo.
Principais Abordagens.
a) Objeto de estudo: A preocupação pela falta de interesse a leitura constitui-se primordialmente ao mal preparo de organização das bibliotecas, principalmente bibliotecas voltadas ao publico infantil que não disponibilizava de nenhuma estrutura própria de adequação para o interesse a leitura dos jovens, falta de preparo dos bibliotecários que visavam somente o atendimento ao publico. E o que realmente preocupava na época era a falta de didática aplicada nas bibliotecas publicas, que não tinham conhecimento suficiente para se ter um ambiente mais propicio ao interesse dos jovens e crianças pela leitura. Não havia uma organização por idade, exemplares, títulos e autores, o ambiente para a leitura não era dos melhores, as acomodações não traziam conforto para as crianças e o acesso a bibliotecas era muito escasso, isso dificultava o acesso à leitura.
b) Metodologia de análise do T.C. C: A metodologia utilizada foi principalmente a precariedade das bibliotecas publicas a falta de bons profissionais plausíveis a uma boa organização dos livros infantis e a falta de conhecimento de bons recursos para se organizar uma biblioteca. Falta de curso de capacitação para os bibliotecários como seria o caso do curso de bibliotecomia que auxiliaria na boa organização de uma biblioteca infantil.
c) Referencias Teóricas: Foram analisadas várias bibliotecas no período de seis meses de estagio, feito um trabalho de behaviorismo, pesquisa e manutenção. Foram analisadas todas as formas possíveis para desenvolver uma didática competente para desenvolver o trabalho, como leituras, opiniões alheias e palestras, tudo para um bom desenvolvimento.
d) Matriz Teórica: Busca- se, neste trabalho mostrar