ESPAÇOS CULTURAIS DA CIDADE PARA CRIANÇAS PEQUENAS:
FACULDADE SUMARÉ
ESPAÇOS CULTURAIS DA CIDADE PARA CRIANÇAS PEQUENAS:
A IMPORTÂNCIA DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS INFANTIS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
São Paulo
2014
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES
FACULDADE SUMARÉ
Cleia Fernanda RA: 1212892
Daniela Freire Barbosa RA: 1212488
Dayane Sena da Conceição RA: 1210427
Doriane Raissa T. de Carvalho RA: 1211527
Marinete Cardoso dos Santos RA: 1210099
Railda Mamédio dos Santos RA: 1212807
Professor: André Carrieri
Disciplina: Projeto Profissional Interdisciplinar
5º Semestre
Curso de Pedagogia
São Paulo
2014
Sumário
1. Introdução
Nesta pesquisa, pretendemos lançar um olhar sobre vários estudos, que nos permitem observar de diversos ângulos a importância e os papéis que as bibliotecas públicas infantis assumem na formação de crianças leitoras, ao longo da escolaridade e de toda sua vida.
A biblioteca pública é o principal ponto de acesso da comunidade, concebido para, de forma proactiva, dar resposta às suas necessidades de informação em permanente mudança.
As crianças estão sempre em busca de conhecimento. Por isso, a biblioteca é o lugar ideal para os pequenos. A biblioteca infantil é um espaço lúdico por excelência, pois é o lugar de brincar com os livros e com as letras, do faz de conta, do contar e do ouvir histórias. É o local onde se pode dançar desenhar e ouvir músicas, ela deve ser um convite a brincadeiras para se viajar no mundo da imaginação.
O contato com o livro possibilita o desenvolvimento da linguagem, cultural e cognitivo nas crianças, pois estabelece novos padrões de raciocínio abrindo novos espaços através dos quais as crianças possam se expressar exercitando a criatividade. Nesse sentido, viabiliza a produção do conhecimento a partir do crescimento do seu repertório cultural tendo acesso a