a falta de investimentos interfere na educação das crianças brasileiras
A falta de investimentos interfere na educação das crianças brasileiras
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Sociologia, no terceiro trimestre da Escola Estadual Antônio de Castro Alves.
Finalidade: desenvolvimento de um tema que aborda a falta de melhores investimentos na educação voltada às crianças brasileiras.
"A Educação é arte, cuja prática necessita ser aperfeiçoada por várias gerações." (Kant).
Sumário
1. Tema
A falta de investimentos interfere na educação das crianças brasileiras.
2. Problema
A educação no país sofre com a falta de creches e a má formação dos profissionais que trabalham com crianças de até seis anos.Uma pesquisa da USP,em parceria com a ONU,mostra que a baixa qualidade do trabalho com os alunos interfere no futuro deles.As políticas públicas voltadas à área são recentes,já que apenas em 2006 começavam a integrar o sistema educacional dos municípios.Antes,as creches faziam parte da estrutura da
Assistência social e serviam apenas para as refeições e o lazer enquanto as mães trabalhavam.
Além disso, o poder público, não investe de maneira adequada na área da educação, as escolas, muitas vezes, apresentam uma infraestrutura precária e acabam deixando de proporcionar um ambiente de qualidade aos alunos. Em diversas cidades e municípios brasileiros, a falta de educadores se mostra constante, não pelo fato de que não haja pessoas para trabalhar, mas sim porque já está se desenvolvendo uma mentalidade crítica sobre essa situação.
O estudo destaca o baixo investimento em educação, o salário baixo, a violência nas escolas e a falta de perspectiva profissional. O risco do agravamento da falta de docentes é tão sério que o problema se tornou prioridade do governo federal. No entanto, as medidas emergenciais devem não só contemplar a formação inicial e continuada de professores, mas