A extinção da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação
Para a elaboração da segunda atividade proposta, foi realizado uma pesquisa sobre a extinção da extinção da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, com objetivo de conhecer, a criação, os planos e trabalho e o motivo que levou a sua extinção.
O portal do Mec relata que a Secretaria de Educação a Distância – SEED – foi oficialmente criada pelo Decreto nº 1.917, de 27 de maio de 1996.Onde as suas primeiras ações, foram: a criação do canal Tv Escola e a apresentação do documento-base do “programa Informática na Educação”, na III Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Educação (CONSED).
E após uma série de encontros realizados pelo País para discutir suas diretrizes iniciais, foi lançado oficialmente, em 1997, o Proinfo – Programa Nacional de Informática na Educação –, cujo objetivo era a instalação de laboratórios de computadores para as escolas públicas urbanas e rurais de ensino básico de todo o Brasil.
Dessa forma, o Ministério da Educação, por meio da SEED, atuava como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e das técnicas de educação a distância aos métodos didático-pedagógicos. Além disso, promovia a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a introdução de novos conceitos e práticas nas escolas públicas brasileiras.
A SEED/MEC foi extinta em 2011 e seus programas e ações (Domínio Público – biblioteca virtual, DVD Escola, E-ProInfo, E-Tec Brasil, Programa Banda Larga nas Escolas, Proinfantil, ProInfo, ProInfo Integrado, TV Escola, Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), Banco Internacional de Objetos Educacionais, Portal do Professor, Programa um Computador por Aluno – Prouca, Projetor Proinfo) serim vinculados a novas administrações.
Em 19 de julho de 2011 o portal aprendiz UOL publica a notícia que A extinção da