A exploração do trabalho infantil no brasil e sua trajetoria na região oeste do estado do parana
VANDERLEI AUGUSTO DA SILVA MARIA INES DONIN VILACA APARECIDA SANTANA BERTOLUCI
RESUMO: O presente artigo pretende analisar a trajetória do trabalho infantil no Brasil, bem como seu histórico e como se encontra atualmente, analisando de forma critica a sua real situação no estado do Paraná e principalmente na região oeste, além de verificar como o estado tem tratado tal situação através da implantação de políticas publicas, que visem a erradicação e o combate ao trabalho infantil.
PALAVRAS CHAVE: Trabalho Infantil, Criança e Adolescente e Políticas Públicas.
ABSTRACT: This article aims to analyze the trajectory of child labor in Brazil, as well as its history and is currently, by analyzing its real critical situation in the state of Paraná and mainly in the west, and see how the state has handled this situation through the implementation of public policies, to eradicate and combat child labor
WORD-KEYS: Work infantile, Child, Dolecent, Politcs Public.
1-Introdução:
O presente estudo aborda sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil, procurando reafirmar que a luta contra a exploração de mão- de –obra de crianças e adolescente é uma questão de direitos humanos, que requer mudança cultural da sociedade para deixar de aceitar o trabalho precoce com o algo natural.
Também durante a realização do estudo, buscar-se-á fazer uma analise reflexiva de como o estado e sociedade civil tem contribuído para a erradicação do trabalho infantil no país, no estado e em nossa região oeste do Paraná.
O presente estudo visa observar como está sendo realizado a implantação de políticas . Publicas para o combate e erradicação do trabalho infantil. Será que as autoridades estão efetivamente comprometidas com esta mudança? Pretende-se também verificar se de que forma a atuação dos gestores das políticas publicas, na área da criança e do adolescente