Ligaçoes quimicas
1. Introdução
Ocorrem ligações químicas quando os átomos se unem e se ligam quimicamente, formando assim as moléculas.
Observe: H2
Essas moléculas se classificam em substâncias simples e substâncias compostas.
As substâncias simples possuem atomicidade, ou seja, elas possuem uma quantidade de átomos. Observe os exemplos abaixo:
Oxigênio (O2) – atomicidade 2
Ozone (O3) – atomicidade 3
Hélio (He) – atomicidade 1, ou seja, átomo isolado
As substâncias compostas são formadas por átomos de elementos diferentes, como por exemplo: amônia (NH3) e água (H2O).2. Regras do Octeto “Ocorrem reações químicas em que participam elementos químicos com estrutura menos estável, porque elementos químicos com estrutura eletrônica menos estável têm tendência a adquirir estrutura mais estável por meio do ganho, da perda ou do compartilhamento de elétrons.”
A camada de valência é quando o átomo está em seu último nível eletrônico, ou seja, é a última camada do átomo, e os elétrons que, pertencem a essa camada, normalmente estão presentes em alguma ligação química.
Gases que possuem 8 elétrons na camada de valência são átomos não-reativos, ou seja, muito estáveis.
Para alcançar a 8 elétrons na camada de valência, é necessário que ocorra a reação desses elétrons com outros átomos, como por exemplo, gás hélio que contém apenas 2 elétrons na camada de valência (K), para átomos com essa proximidade atômica é preciso obterem a configuração de um gás nobre(H, Li, Be, B). Com isso surgiu a Regra do Octeto, criada por Lewis e Kossel.
Porém a transferência de átomos nem sempre é possível, existem três mecanismos, no qual, o átomo pode obter estabilidade, dividindo-se em três ligações: ligação covalente, ligação iônica, ligação metálica.
3. Ligação iônica ou eletrovalente
Quando aparece a ligação iônica
A ligação iônica é baseada na atração eletrostática de dois íons com cargas opostas.
A ligação iônica aparece quando um átomo