A experiência de educar crianças
Atividade proposta: - Realizar leitura do texto, destacando os pontos mais importantes; - fazer uma introdução; - detalhar os principais pontos; - concluir com a visão do texto; - concluir com a visão pessoal do grupo.
A experiência de Educar crianças
Ao entrar para a 1.ª série do primeiro grau, a criança traz consigo os conhecimentos aprendidos na pré-escola. Atualmente a construção de um conceito significativo é barrada pelos sedutores apelos da sociedade de consumo.
A infantilidade da criança enfrenta modelos estereotipados transmitidos pela televisão. A arte perde o sentido na vida escolar na 1.ª série, por ser a fase escrita, onde trabalhos em desenho e pintura perdem a liberdade de expressão e significação. A arte então fica em segundo plano, resultando muitas vezes em trabalhos mecânicos sem expressão nenhuma.
Os pais também visam a alfabetização dos filhos não se importando com a finalidade do trabalho de Artes Plásticas.
Por volta dos 09 anos, a criança enfrenta a dificuldade de reproduzir desenhos dizendo que não sabe desenhar. Isso acontece porque a criança perde o interesse por desenho. É preciso ter o cuidado de não dar trabalhos prontos e permitir a criação da arte pela criança.
Pesquisas mostram que a expressão artística da criança de hoje está carregada de imagens veiculadas pela mídia, onde tudo é produto pronto.
O educador precisa ter a consciência deste problema para saber lidar com esta situação e aproveitar a mídia em seu lado positivo, atuando sobre ela, fazendo a criança ser crítica.
No atual contexto, é necessário resgatar a criança inventiva, para isso, o educador precisa vincular os sujeitos aos objetos de conhecimento, levando-os a uma construção de sentido em seus trabalhos, para que assim a criança volte a ser livre, solta e criativa.
Organizando uma metodologia de ensino
O ensino de Artes foi previsto desde a década de 70, mas sua história é muito mais longa