A expansão do Cristianismo
Profº : Marcos Vinicio
Nome : Yanka Martins Pereira
O Império Romano foi o cenário da primeira pregação do evangelho, com a unificação da política e a economia, a circulação dos homens, das mercadorias e das doutrinas não encontravam obstáculos, desenvolvendo rapidamente o Cristianismo, ultrapassando os limites da terra de Israel e atingindo o conjunto da bacia mediterrânea.
A comunidade Primitiva
No inicio da evangelização, o Cristianismo se difundiu entre os judeus da Palestina, de cultura hebraica, e os da diáspora, de cultura helenista.
Além da continuidade da prática religiosa judaica e das reuniões em comum a vida da comunidade cristã em Jerusalém se caracterizavam pela partilha dos bens, embora essa doação não fosse obrigatória. Uma perseguição violenta atingiu o grupo de helenista de Jerusalém: fazendo com que alguns se dispersassem pela Judéia e Samaria, enquanto outros chegaram à Fenícia, a Chipre e Antioquia, evangelizando aos judeus e aos pagãos ; Paulo se tornou perseguidor deles. Os discípulos se dispersaram quando Herodes fez perecer a Tiago , em 42. Em 66 as perturbações políticas tiveram uma revolta. A importância da diáspora judaica para a fé cristã é o fato de que a sinagoga foi o ponto de partida da primeira evangelização. O cristianismo encontrou um terreno propicio nas comunidades de simpatizantes da lei mosaicas, das quais surgiram as primeiras igrejas paulinas.
O judaísmo e o zelo missionário de Paulo abriram caminhos para o cristianismo, fazendo com que durante muitos anos as autoridades romanas não fizeram distinção entre um e outro.