A Evolução Histórica dos Direitos Humanos
233
A Evolução Histórica Dos Direitos Humanos
Erian Karina Nemetz1
NEMETZ, Erian Karina. A Evolução histórica dos direitos humanos. Rev. de
Ciênc. Jur. e Soc. da Unipar. v.7, n.2, p.233-242, jul./dez., 2004.
RESUMO: O presente artigo pretende resumidamente invocar a origem histórica dos direitos fundamentais, aqueles que inerentes aos povos de todos os tempos, que percorreram e percorrem numa busca incessante por melhores condições de vida. Poderemos visualizar nesse breve enfoque que os direitos dos seres humanos já existiam na antiguidade, através das religiões, no pensamento dos filósofos, e evoluíram junto com a humanidade, e hoje encontram guarida nas constituições, leis máximas que visam reger povos e territórios, porém ainda carecem de evolução no sentido de que a simples existência dos direitos fundamentais devidamente garantidos pelas constituições precisam ser conhecidos e mais, exercidos por aqueles que deles necessitam o amparo, pois senão se tornam letra morta, e devem sim ser instrumentos da evolução do ser humano em busca de uma vida mais justa e confortável no seu dia-a-dia. Buscar um caminho de inclusão e diminuição das diferenças que separam os cidadãos possuidores dos não possuidores do acesso ao conhecimento, à educação e dos demais direitos sociais, políticos e civis, enfim, à cidadania.
PALAVRAS-CHAVE: Direitos humanos; história; cidadania.
1. Introdução
Num momento histórico em que a consciência de cidadania tornou-se rotineira, onde todos queremos e dizemo-nos cidadãos em plenitude, buscar e rebuscar os conceitos e as origens dos direitos humanos. Iniciando numa escala histórica desde os filósofos, passando pela Idade Média, a Carta Magna de João
Sem Terra, na Inglaterra de 1215, que foi seguida pelo Ato de Habeas Corpus de 1679 e pelo Bill of Rights de 1688, todos documentos destinados a limitar o poder do rei. A fim de garantir direitos individuais, principalmente o da liberdade.