A evolução do trabalho humano
72
BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A EVOLUÇÃO DO TRABALHO HUMANO:
DO PRIMATA ÀS CORPORAÇÕES DE OFÍCIO1
Igor de Araújo Falcão2
RESUMO
Este trabalho apresenta uma análise das fases iniciais do trabalho humano, desde sua origem primitiva até as primeiras regulamentações legais. Menciona características presentes nas fases anteriores ao surgimento do Direito do Trabalho, sobretudo durante os períodos da escravidão, servidão e corporações de ofício. A pesquisa, eminentemente bibliográfica, utiliza obras relacionadas à Teoria Geral do Direito do Trabalho e à História Geral, além de referências cinematográficas. Conclui-se que, até o surgimento do Direito trabalhista, o que em verdade existia era a exacerbada exploração da mão de obra, e só há pouco tempo o homem começou a experimentar garantias e melhores condições de trabalho.
Palavras-chave: Trabalho humano. Exploração do trabalho. História do trabalho.
INTRODUÇÃO
Ao estudarmos Direito do Trabalho, bem como qualquer ramo das ciências jurídicas, parece existir uma necessidade natural de explicarmos sua origem, isso por que o Direito está intrinsecamente relacionado às constates mudanças que ocorrem no bojo da sociedade, sendo esta a principal responsável por lhe fornecer contornos e lhe adaptar às condições políticas, econômicas e culturais presentes em cada período histórico.
Um entendimento histórico possibilita perceber de que maneira se deu a construção de certa disciplina, além de permitir a definição de seus rumos. Logo, estudar o passado não é algo meramente ilustrativo, pelo contrário, é uma tentativa de compreender o presente, ou, como diria Nieto (apud MEDAUAR, 2003, p. 13): “O rumo não se fixa só com relação ao ponto de chegada, mas ligando este ao ponto de partida.”
Ao tentar entender o atual estágio da condição humana e vislumbrar seus destinos, é preciso ter em vista o passado, é ele que permite evoluções mais seguras e evita falhas e
equívocos