A evolução do pensamento político
1796 palavras
8 páginas
A política inexoravelmente está ligada à concepção de poder. A política consiste, segundo o entendimento de Hobbes, "nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem"; ou, como a visão de Russell, que vê a política como um "conjunto de meios que permitem alcançar os efeitos desejados".[14] Segundo Bobbio, o poder é a imposição de um sobre o outro, é a imposição de uma vontade sobre a outra vontade. Já o poder político pertence à categoria do poder do homem sobre outro homem, não à do poder do homem sobre a natureza. A relação do poder político pode ser percebida de mil maneiras: por exemplo, na relação entre governantes e governados; entre soberano e súditos; entre Estado e cidadãos; entre autoridade e obediência. Há, segundo Bobbio, várias formas de poder do homem sobre o homem e o poder político é uma delas. Já Aristóteles, no período clássico, distinguia três formas de poder: o poder paterno, o poder despótico e o poder político. Da mesma forma John Locke, na modernidade, na obra Segundo tratado sobre o governo, apresenta o poder paterno, que se sustenta na natureza; o poder despótico, sustentado no castigo e o poder civil tendo como fundamento o consenso.
Na Modernidade, o conceito de poder, na sua visão ampla, resumem-se, segundo Bobbio, no poder econômico, no poder ideológico e no poder político:
O primeiro é o que se vale da posse de certos bens, necessários e considerados como tais: "numa situação de escassez, para induzir aqueles que não os possuem a manter um certo comportamento, consistente e, sobretudo na realização de certo tipo de trabalho".[15] Estes são os donos dos meios de produção, que têm a posse da terra e das indústrias e têm a empresa em seu nome; em oposição, está o trabalhador que nada tem a não ser a sua força de trabalho (mão-de-obra), única força que tem para, em troca, receber um salário mínimo.
O poder ideológico se baseia na influência das idéias formuladas pelo poder dominante. É claro, tais idéias são expressas, em certas