Analise de filmes ônibus 174
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
Atividade 1 5
Análise Crítica 5
Atividade 02 7
Homem é morto a tiros em coletivo de Feira de Santana 7
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
O trabalho em questão buscar trazer uma análise reflexiva e crítica a respeito do que aconteceu no assalto e seqüestro do ônibus 174, que depois virou filme do diretor Bruno Barreto, analisaremos a situação do personagem central que foi o jovem Sandro que se enveredou no mundo do crime e da marginalidade e acabou protagonizando uma das situações mais perversas da história do nosso país.
Dando seguimento ao trabalho traremos também um fato que aconteceu no nosso entorno de uma situação semelhante ao ocorrido na cidade do Rio de Janeiro.
Toda essa discussão está em volta a questões sociais e seu enfrentamento e suas implicações, no que diz respeito as desigualdades sociais, desigualdade de direitos enfim, mostrar como a sociedade capitalista tem encarado as questões sociais e suas expressões.
DESENVOLVIMENTO
Atividade 1
Análise Crítica
A análise que iniciamos foi a partir do filme ‘ônibus 174’, do diretor Bruno Barreto, inspirado no documentário de José Padilha que conta a história de um jovem chamado Sandro que toma um ônibus de assalto e faz os passageiros seus reféns.
O filme traz como pano de fundo uma realidade que acontece em nosso país diariamente, crianças e jovens que vivem em favelas que não tem direitos de escolha e a única chance de vida é entrar para o mundo do crime e da marginalidade.
Os ‘meninos de rua’ têm constituído a imagem ou símbolo da questão da pobreza e da injustiça social no Brasil. Mas será que esta imagem é precisa? Mais importante, será que esta imagem não vem justamente a distorcer o verdadeiro problema na medida em que focaliza apenas aqueles que são mais visíveis e incomodam mais? Há milhões de crianças cujas condições subumanas de vida constituem o