A evolução do direito de Rudolf Von Ihering
(Zweck im Recht)
— EDITORES B PROPRIETÁRIOS —
JOSÉ BASTOS & C.° — COMPOSIÇÃO
F. IMPRESSÃO DA TTPOORAPntA BA
ANTIGA CASA KERTHAKI — —
SUA DA AI.KOKIA, 100—LISBOA
Rudolf von Jhering
A Evolução do Direito
(Zweck im Recht)
Vertido da trad. francesa de O. DE MEULENAERE
Conselheiro da Relação de Gand
POR
ABEL D´AZEVEDO
Advogado
Oferecido à Biblioteca do Tribunal Federal de
Recursos pelo Presidente Cunha Vasconcellos
Filho, 15 de setembro de 1963.
LISBOA
Antiga Casa Bertrand - JOSÉ BASTOS & C.a - Editores
73-Rua Garrett-75
Ao
Senhor Edmundo Picard
Antigo chefe da ordem dos advogados junto do Supremo Tribunal (cour de cassation) da Belgica senador, professor na Universidade nova de Bruxellas
Auctor do
Direito Puro
No seu livro intitulado O Direito puro v. e. prestou uma brilhante homenagem áquelle a quem chama um extraordinario jurisconsulto, o maior (v. e. assim o crê firmemente) do seculo XIX. JHERING é um poderoso gravador de impressões e no seu estylo cheio de imagens conseguiu, com uma penetração extraordinaria, trazer para a plena luz os mais subtis arcanos, os abysmos e os subsolos do direito.
Na parte complementar da sua obra, consagrada á historia da encyclopédia do direito, caracterisa v. e. n'estes termos o papel de JHERINQ na evolução da sciencia do direito puro (p.
502): "JHERINQ apparece e prophetísa. É de balde que elle affecta ares de romanista. É de balde que as suas obras mais consideradas são consagradas ao estudo aprofundado da legislação famosa que vai desde Romulo até Justiniano. O iseu genio jurídico irrompe, batendo poderosamente as azas, d'esse recinto demasiadamente estreito para os seus potentes desejos, e proclama, recreando-se, algumas das mais significativas e mais profundas verdades encyclopédicas.»
Estas palavras impressionaram-me, perturbaram-me, porque eu só tenho tornado conhecidas do publico que fala a lingua francesa as obras de JHERING que elle