gbtgb
2464 palavras
10 páginas
Resumos de HistóriaA expansão interna dos ideais liberais
Nos finais do séc. XVIII os ideais liberais entraram em Portugal através de:
Estrangeirados: estavam a par das novidades culturais (obras iluministas)
Exilados franceses em Portugal: que fugiram do terror durante o período da convenção
Exilados portugueses no estrangeiro
Maçonaria: instituição secreta que teve um papel de relevo na divulgação do liberalismo.
Ideais liberais = Jacobinismo Nome atribuído ao ideário político dos membros do clube jacobino que, durante a revolução francesa, se caracterizaram p/ uma atitude revolucionaria, radical e anti-religiosa. Nesta época em Portugal o termo designava por todos os que apoiavam o liberalismo.
As invasões francesas e a dominação inglesa em Portugal
1807 e 1811 alvo de 3 invasões francesas
Consequências das Invasões:
Destruições;
Perdas humanas e materiais;
Roubos ao património nacional nas igrejas;
Abalamento da economia (agricultura, comercio e industria)
Caos social e político ida da corte para o Brasil, 1808 abertura dos portos do brasil ao comercio internacional; 1815 elevou o brasil a categoria de reino.
Dominação inglesa em Portugal: 1808 tropas inglesas entram em Portugal para reforçar o exército português (William Beresford), a este general foram concebidos grandes poderes em matéria militar e de defesa; acede ao cargo de presidente da junta governativa; coloca oficiais britânicos nas mais altas patentes do exército português, controlou o funcionalismo e a polícia; reactivou a inquisição e dirigiu a economia.
O agravamento da situação económica e o desencadear da revolução
Abertura de portos brasileiros ao tráfego internacional: a economia portuguesa assentava no comércio dos produtos coloniais, e o brasil representava a parte mais importante e maior lucrativa. Então, com a abertura dos mercados brasileiros aos outros países criou um grande impacto na economia portuguesa, desestabilizando a balança comercial