fichamento
IHERING, Rudolf von. A Luta pelo Direito . São Paulo (SP)
A Luta pelo Direito, composta por um prefácio e cinco capítulos, é uma obra decorrente de um seminário apresentado para a Sociedade Jurídica de Viena pelo próprio Rudolf Von Ihering em 1872. Já no prefácio o autor afirma ser o principal motivo para a elaboração da obra a intenção de se criar uma tese ético-prática e não apenas uma teoria. Rudolf Von Ihering conseguiu criar uma obra contemporânea à época da criação e bastante atual até os dias de hoje, sobretudo por deixar um legado em que estimula a luta pelos direitos como um dever pessoal e para com a sociedade.
A paz é o fim que o direito tem em vista, a luta é o meio de que se serve para conseguir... A vida do direito é uma luta: luta dos povos, do Estado, das classes, dos indivíduos... Por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança em que pesa o direito, em outra a espada de que se serve para o defender...A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito.(P.23).
A vida de milhares de indivíduos decorre tranqüilamente e sem obstáculos pelas vias regulares do direito; e se lhes disséssemos: o direito é uma luta - eles não nos compreenderiam porque não o conhecem senão como estado de paz e de ordem... Tanto a ilusão de um como de outro provém de que as duas faces que a propriedade e o direito apresentam podem, subjetivamente, ser reparadas de forma a conferir a um o prazer e a paz e a outro o trabalho e a luta. (P.24).
A paz sem luta, o gozo sem trabalho, nunca existiram senão no paraíso terrestre; a história só os conhece como o resultado de incessantes, de laboriosos esforços. Eu tenciono desenvolver aqui a idéia de que a luta é o trabalho do direito e que tanto pelo que diz respeito à necessidade prática, como à importância moral, ela é para o direito, o que o trabalho é para a propriedade. (P.24-25).
A palavra direito, como se sabe, emprega-se num duplo sentido: no sentido objetivo,e no