a evolução do ambiente organizacional
Considerando a evolução do ambiente organizacional desde a era industrial até a era da informação, o que muda com relação à maneira como os trabalhadores são vistos (gestão de pessoas) e aos tipos de estrutura organizacional?
Sabe-se que o trabalho faz parte da vida humana desde muito cedo, atribuiu-se o conceito de que somente através do trabalho árduo e muita dedicação viriam os lucros que nem sempre eram garantidos. Dessa forma, homens e mulheres submetiam-se a jornadas extenuantes e condições degradantes como falta de higiene e segurança, que somente após a Revolução Industrial é que viria a ser tratado. Portanto, podemos observar através dos tempos as diferentes abordagens à administração para precisar as mudanças desde então.
.
REFERENCIAL TEÓRICO
Na abordagem Clássica à administração os métodos científicos do taylorismo ditava a forma como os funcionários eram tratados, assim o departamento pessoal pouco se preocupava com o histórico pessoal ou o estado psicológico do colaborador, limitando-se apenas a contratar, treinar e dirigir os empregados. Veio então, a abordagem Humanística, aonde o que valia era a relação social no ambiente de trabalho, a mesma é considerada bastante simplória já que acredita que apenas porque se sente feliz socialmente, o funcionário irá garantir produtividade.
Foi então a vez da abordagem Comportamental, quando surge o Departamento de Recursos Humanos que passa a ter mais importância além das tarefas de recrutar, selecionar e demitir o funcionário. Aqui o departamento também preocupa-se com o bem-estar do colaborador, além de ser responsável pelo treinamento e desenvolvimento dos mesmos.
Surge então a abordagem Neoclássica, essa é a gestão que aproveitou o melhor de cada abordagem anterior, valorizando objetivos e resultados.
CONCLUSÃO
Hoje, propõem-se ao funcionário que contribuam com ideias e no