A evolução da tv
A televisão é um dos eletroeletrônicos mais populares do Brasil. Segundo a PNAD 2005 (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 92% dos domicílios brasileiros têm pelo menos um aparelho de TV.
Desde que chegou ao País, em 1950, a televisão passou por diversas etapas até se tornar popular. Começou tímida, como artigo de luxo e presente apenas em alguns lares. Ganhou cores e tornou-se, novamente, objeto de desejo, graças aos modelos de plasma e LCD Widescreen, que, de tão finos, até parecem quadros para pendurar na parede.
Agora, a grande mudança que está ocorrendo é a da TV Digital. Quando o sistema estiver totalmente implantado, quem tiver um aparelho de TV HDTV (High Definition Television) poderá transformar a telinha da televisão em uma verdadeira telona de cinema, tamanha será a qualidade de imagem obtida. Mas, para se chegar a esse momento, ainda tem muito chão pela frente.
Nos Estados Unidos:
1923 - Vladimir Zworykin registra a patente do tubo iconoscópico para câmaras de televisão, o que tornou possível a televisão eletrônica;
1924 - O primeiro sistema semimecânico de televisão analógica foi demonstrado em fevereiro de 1924 em Londres;
1925 - Posteriormente, imagens em movimento em 30 de outubro de 1925.
1927 - Um sistema eletrônico completo foi demonstrado por John Logie Baird e Philo Taylor Farnsworth em 1927.
1928 - O primeiro serviço analógico foi a WGY em Schenectady, Nova Iorque, inaugurado em 11 de maio de 1928.
1948 - A TV a Cabo, formalmente conhecida como CATV, Community Antenna Television, nasceu nas montanhas da Pensilvânia no final dos anos 40, em junho de 1948, por iniciativa de John Walson, um dono de loja de Eletroeletrônicos, da pequena cidade de Mahanoy. Pessoas que não moravam nas cidades onde estavam localizadas as emissoras, p.ex. como Filadélfia, não podiam ver televisão;
No Brasil:
1950 – No dia 18 de