Evolução dos padrões de tv brasileira
TV Brasileira
São Paulo
24/10/2012
Inicio das transmissões de Imagens
A História da Televisão no Brasil entre anos 50 e 80
A Televisão no Brasil teve sua pré-estreia no dia 3 de Abril de 1950, com a apresentação de Frei José Mojica, padre cantor mexicano. As imagens não passaram do saguão dos Diários Associados na Rua 7 de Abril em São Paulo, onde havia alguns aparelhos de TV instalados.
Início da TV
O pioneiro Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, dono dos Diários Associados, cadeia de jornais e emissoras de rádio, realizou seu grande sonho: inaugurou no dia 18 de Setembro, a TV Tupi de São Paulo, PRF-3 TV, canal 3. Precisamente, às 17h, Homero Silva convidava Lolita Rodrigues a cantar "O Hino da TV" composto especialmente por Marcelo Tupinambá e Guilherme de Almeida. O primeiro programa transmitido foi "TV na Taba", apresentado também por Homero Silva.
Algumas horas antes da transmissão, uma das câmeras (eram apenas duas) quebrou e o engenheiro americano, Walter Obermiller, responsável pela implantação técnica achou melhor adiar, mas o diretor Cassiano Gabus Mendes decidiu ir ao ar assim mesmo. Tudo o que fora ensaiado com duas câmeras, teria que ser feita com uma só. E o improviso virou a nossa marca registrada.
Chateaubriand importou duzentos aparelhos de TV e espalhou pela cidade. Fez sucesso, mas o problema estava em manter uma programação diária. As pessoas envolvidas no projeto trabalharam durante semanas para a inauguração e agora tinham apenas um dia para a preparação da programação do dia seguinte.
A transmissão era das 18 às 23h e os profissionais vieram do rádio, jornal e teatro. Juntos buscavam descobrir e desenvolver a nova linguagem que a televisão exigia. O primeiro telejornal foi "Imagens do Dia".
Em 1951 já existiam, aproximadamente, 7 mil aparelhos de televisão entre São Paulo e Rio de Janeiro.
O ano de 1960 começa bem para a televisão no Brasil. Tudo indica um crescimento do "rádio com