A evolução da seguridade no brasil: avanços e desafios
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL....................................................................3
3 SURGIMENTO DA POLÍTICA PREVIDENCIÁRIA - CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA..................................................................................................................4
4 CONCEPÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA PREVIDÊNCIA.....................................6
5 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa abordar a evolução da Previdência social no Brasil, analisando seu surgimento e desenvolvimento até sua configuração enquanto política da seguridade social.
O termo seguridade social resume de forma clara à que se refere, pois de imediato, remete à questão de segurança da sociedade. Instituído em nossa Constituição Federal de 1988, a seguridade social, é formada pelas políticas de saúde, assistência social e previdência, que são produto histórico de muita luta e trabalho.
De acordo com Santini (p. 1, 2009) “As políticas de seguridade surgiram pela origem do trabalho assalariado que se ampliam a partir do Segundo Pós-guerra, como meio de prover proteção social a todos os trabalhadores, como reivindicação dos direitos sociais”.
2 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL
Logo, ao falar em proteção social, imediatamente associa-se a pessoas em vulnerabilidade social, apesar de que políticas como Saúde, é para todos, independente de condição financeira, e a Previdência, a todos os que contribuem, o que pode atender a pessoas que não são pobres ou em vulnerabilidade, em contrapartida, pode não atender estes, pois muitos estão fora do mercado de trabalho e consequentemente, não contribuem com a