Trabalho sobre virús curso técnico em segurança do trabalho
Sumario:
Introdução
Risco de Acidente
O que é?
Riscos de Acidentes são todos os fatores que colocam em perigo o trabalhador ou afetam sua integridade física ou moral. Atualmente, ao pensarmos nos tipos de acidentes mais frequentes lembramo-nos de imediato daqueles que ocorrem no trânsito, em casa ou no trabalho.
Os acidentes não acontecem por acaso, nem apenas com as pessoas sem sorte. Geralmente, são resultantes das condições ambientais, de vida e de trabalho das pessoas: quanto mais nos expomos a situações negativas ou danosas, maiores probabilidades terão de nos acidentar. Porém, existem medidas que quando adotadas reduzem significativamente as chances desses acontecimentos. Em função das distintas tarefas executadas os acidentes de trabalho apresentam grande diversidade, atingem alguns grupos específicos de pessoas e ocorrem mais em determinadas categorias profissionais do que em outras. Sua frequência e gravidade estão intimamente ligadas à falta de prevenção e cuidados adequados.
Na verdade, quando pensamos em acidentes de trabalho em geral imaginamos algo trágico,repentino e chocante: uma queda de andaime, uma serra elétrica que atinge o dedo ou o braço do trabalhador, entre outras ocorrências. Obviamente, esses acidentes existem, são gravíssimos, mas podem e devem ser prevenidos. Contudo, os acidentes de trabalho mais comuns não têm nada de espetacular e nem acontecem de repente; ao contrário, vão se instalando lentamente,sem que ninguém perceba.
Incêndios e Explosões
Os incêndios e explosões, ainda que representem uma porcentagem baixa no.
Conjunto de acidentes com lesões geram grandes perdas econômicas.
O incêndio é uma reação química de combustão que necessita de três
Componentes (Triângulo do Fogo) para seu início:
• Combustível (madeira, gasolina, propano, magnésio, etc.).
• Comburente (normalmente o oxigênio do ar).
• Fonte de ignição (cigarros, instalações