A evolução da espécie humana
A evolução humana é a origem e a evolução do Homo sapiens como espécie, distinta de outros hominídeos e de outros mamíferos placentários. O termo "humano" no contexto da evolução humana refere-se ao gênero Homo, mas os estudos da evolução humana usualmente incluem outros hominídeos. Os cientistas estimam que os seres humanos ramificaram-se de seu ancestral comum com os chimpanzés, “o único outro hominídeos vivo”, entre cinco milhões anos atrás diversos espécies de Homo evoluíram e agora estão extintas. A opinião dominante entre os cientistas sobre a origem dos humanos anatomicamente modernos é a "Hipótese da origem”, única que argumenta que o Homo sapiens surgiu na África e migrou para fora do continente em torno 50-100, 000 ano atrás.
Gênero Homo
Na taxonomia moderna, o Homo sapiens é a única espécie existente desse gênero, Homo. Do mesmo modo, o estudo recente das origens do Homo sapiens geralmente demonstra que existiram outras espécies de Homo, todas as quais estão agora extintas. Enquanto algumas dessas outras espécies poderiam ter sido ancestrais do H. sapiens, muitas foram provavelmente nossos "primos", tendo especificado a partir de nossa linhagem ancestral.
Ainda não há nenhum consenso a respeito de quais desses grupos deveriam ser considerados como espécies em separado e sobre quais deveriam ser subespécies de outras espécies. Em alguns casos, isso é devido à escassez de fósseis, em outros, devido a diferenças mínimas usadas para distinguir espécies no gênero Homo.
Exemplo da Árvore Genealógica Humana
Argumento Pessoal
Ao contrário do que muitos dizem por aí, o homem não descendeu do macaco. Assim como todas as espécies se relacionam, em maior ou menor grau, homens e macacos possuem um ancestral mais recente. Atualmente sabe-se que a espécie humana descende de uma família de primatas chamada Hominídea e, atualmente, é a única espécie desta que existe. Fósseis muito contribuem para documentar a história de um grupo e, com o