A Evolução Da Espécie Humana
Durante milhões de anos a Terra foi habitada por hominídeos, antepassados do Homem, que procuravam sobreviver por meio da recoleção de alimentos, da caça e da pesca. Trabalharam a pedra para obterem utensílios e armas. Descobriram o fogo, que contribuiu para alterar os seus hábitos. Da África Oriental, provável berço da Humanidade, deslocaram-se para outras regiões à procura de melhores territórios para pastos, caça e pesca. Eram nomeadas. O Homem do Paleolítico manifestou preocupações estéticas (o gosto pelo belo) e sentimentos religiosos. No Neolítico dão-se profundas alterações na vida das populações. O Homem começou a viver da agricultura e da pecuária – economia produtora. Tornou-se sedentário. Surgiram inovações: instrumentos de pedra polida, cerâmica, cestaria e tecelagem; os primeiros aldeamentos e as sociedades estratificadas, assim como novas formas de manifestação artística e religiosa.·.
A Evolução Da Espécie Humana
A teoria da evolução afirma que as espécies atuais descendem de outras espécies que sofreram modificações, através dos tempos.
Os ancestrais das espécies atualmente existentes são considerados descendentes de predecessores diferentes deles, e assim por diante, a partir de organismos precursores, extremamente primitivos e desconhecidos.
A Teoria da Evolução é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin e pelo naturalista britânico Alfred Russel Wallace.
Os seres humanos podem ser considerados um enorme sucesso ecológico, devendo ser o animal de grandes dimensões mais abundante na Terra. Os únicos que se podem aproximar de nós são os que domesticamos (vacas, galinhas, porcos e ovelhas) ou os que dependem dos habitats por nós criados (pardais e ratos, por exemplo).
Será por isso surpreendente notar que o nosso sucesso se deve a uma série de quase falhanços dignos de filme de