A evolução da adminstração
Segundo contexto histórico , sabe que a história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, por volta do ano 5.000 A.C., na Suméria, depois passou pelo Egito e por volta do ano 500.A.C na China. Verificam-se no decorrer da história outras raízes históricas como nas instituições otomanas, mais precisamente nas instituições da Igreja Católica Romana e Organizações Militares.
Foi somente no final do século XXVIII com o aparecimento da empresa e da moderna administração, que a mesma se estendeu até o final do século XX, no limiar desse processo ocorreram profundas mudanças econômicas, sociais e politicas, chamada assim de Revolução Industrial.
A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776. A aplicação da máquina a vapor no processo de produção provocou um enorme surto de industrialização, que se estendeu rapidamente a toda a Europa e Estados Unidos, a mesma desenvolveu-se em duas fases distintas: a primeira fase de 1780 a 1860 com a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. A segunda fase de 1860 a 1914 com a revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como as novas fontes de energia, e do aço, como a nova matéria-prima. findando-se esse período de grandes transformações o mundo já não era mais o mesmo. E a moderna administração surgiu em resposta a duas consequências provocadas pela Revolução Industrial, a saber: * Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvização; * Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
A partir daí, entra em cena Frederick W. Taylor, engenheiro americano, apresentando os princípios da Administração Cientifica e o estudo da Administração como Ciência. Conhecido como o precursor da