A Europa no Limiar do Século XX
Nos inícios do Século XX, a Europa dominava o Mundo. A população, em crescimento, emigrava para outros continentes e tinham-se constituído impérios ultramarinos.
Nos inícios do Século XX, a Europa era a 1º grande potência económica do mundo. Era responsável por cerca de 62% das trocas internacionais, possuía 83% da frota mercantil do mundo e pertencia—lhe mais de 80% dos capitais investidos a nível mundial.
No continente europeu, distinguiam-se, como grandes potências, a Inglaterra, a Alemanha e a França.
A Belle Époque…
O período que vai de 1871 a 1914 é conhecido pelo nome da Belle Époque, neste período a Europa e os Estados Unidos conhecem um mundo de acalmia e prosperiedade. Durante este período :
. O Ocidente viveu em paz;
. A economia progrediu muito, especialmente na indústria e no comércio;
. As cidades cresceram e melhoraram os espaços públicos, os transportes e as redes de saneamento;
. Os progressos técnicos proporcionaram comodidade e bem-estar;
. A mulher começa a exigir os mesmos direitos que o homem mas apenas a ter sucesso depois da 1º grande guerra.
OS INTERESSES DE PORTUGAL EM ÁFRICA
Portugal desejava construir em África um império que compreendia Angola, Moçambique e o território entre as duas colónias.
Este projeto – representado, em 1886, no chamado Mapa Cor-de-rosa – chocava com o plano inglês de ligar o Cairo ao Cabo. Por isso a Inglaterra, apresentou em 1890, um Ultimato a Portugal, exigindo que se retirasse dos territórios entre Angola e Moçambique. O nosso país, perante a ameaça da força, foi obrigado a ceder.
A CAUSA REMOTA DO DEFLAGRAR DA GUERRA
As rivalidades económicas e políticas entre os vários estados europeus provocaram a corrida aos armamentos. Ora, para se proteger das ameaças dos países vizinhos, os Estados fizeram, entre si, sistemas de alianças.
Os sistemas de alianças eram extremamente perigosos para o deflagrar da guerra, pois se houvesse um conflito