A estrutura da Personalidade
1903 palavras
8 páginas
A estrutura da personalidade é dividida em três instancias, o id o ego e o superego. Caracteriza-se o id como o qual se origina o ego e o superego. O id é o reservatório das pulsões, as quais estão sempre ativas. Ele este diretamente relacionado à satisfação das necessidades corporais. Para Freud, ele age de acordo com o principio do prazer. O ego tem as características do processo secundário (racionais maduros necessários para lidar racionalmente com o mundo exterior) estão contidas no ego, que é a segunda estrutura da personalidade freudiana e o mestre racional da personalidade. Enquanto o id obedece ao principio do prazer, o ego obedece ao principio da realidade. Já o superego se desenvolve com a força moral da personalidade, obtida por meio da introjeção dos valores e padrões dos pais e da sociedade. A principal preocupação do superego é decidir se uma coisa é certa ou errada, para poder agir de acordo com os padrões morais da sociedade. O atendimento dos profissionais da saúde, baseados na perspectiva biomédica.
Kátia Ovídia, José de Souza e Renata Fabiana Pegoraro , Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). Mestranda em Saúde Pública, Concepções de profissionais de saúde sobre humanização no contexto hospitalar: reflexões a partir da Psicologia Analítica.
Esta pesquisa refere-se ao objetivo de discutir, com fundamentação teórica na Psicologia Analítica de C. G. Jung, as concepções de médicos e psicólogos sobre o processo saúde-doença e a formação do profissional para atuar em contexto hospitalar. A partir de uma pesquisa em campo, os autores se propuseram ao estudo de ouvir a experiência de seis profissionais de saúde sobre sua atuação em hospital geral no Município do Rio de Janeiro, as influências e repercussões da assistência em saúde baseada no modelo biomédico e se há uma abertura para uma assistência em saúde baseada no modelo biopsicossocial. Portanto, a partir deste estudo, o texto discutiu a elaboração do modelo biopsicossocial na área