Lingua Inglesa
Inglesa
A língua inglesa: sua origem, evolução e expansão.
Sumário
Introdução....................................Pág. 2
Origem.........................................Pág. 3
Evolução.......................................Pág. 4
Expansão......................................Pág. 5
Extras...........................................Pág. 6
Bibliografia..................................Pág. 8
Introdução
A Inglaterra é o berço do idioma e por meio de sua expansão territorial difundiu o inglês por quase todo o mundo. A língua inglesa chegou aos Estados Unidos da América (EUA) no século XVI com os primeiros colonizadores e a esta ex-colônia se deve o mérito de transformar esse idioma em “língua mundial” utilizada em diversas áreas do conhecimento e na comunicação internacional.
Origem
Old English, às vezes também denominado Anglo-Saxon, comparado ao inglês moderno, é uma língua quase irreconhecível, tanto na pronúncia, quanto no vocabulário e na gramática. Para um falante nativo de inglês hoje, das 54 palavras do Pai Nosso em Old English, menos de 15% são reconhecíveis na escrita, e provavelmente nada seria reconhecido ao ser pronunciado. A correlação entre pronúncia e ortografia, entretanto, era muito mais próxima do que no inglês moderno. No plano gramatical, as diferenças também são substanciais. Em Old English, os substantivos declinam e têm gênero (masculino, feminino e neutro), e os verbos são conjugados.
Evolução
O elemento mais importante do período que corresponde ao Middle English foi, sem dúvida, a forte presença e influência da língua francesa no inglês. Essa verdadeira transfusão de cultura franco-normanda na nação anglo-saxônica, que durou três séculos, resultou principalmente num aporte considerável de vocabulário. Isto demonstra que, por mais forte que possa ser a influência de uma língua sobre outra, esta influência normalmente não vai além de um