SOLUÇÃO TAMPAO
Campus Campo Novo do Parecis
Bacharelado em Agronomia
Patrícia Ribeiro
Sistema de Plantio Direto (SPD)
Campo Novo do Parecis-MT
Julho/2013
Patrícia Ribeiro
Sistema de Plantio Direto (SPD)
Campo Novo do Parecis-MT
Julho/2013
Introdução
Segundo o decreto nº 45.869, de 22 de junho de 2001, as queimadas de cana-de-açúcar deverão ser eliminadas de forma gradativa. A partir da vigência deste decreto, a área de renovação de cana-de-açúcar, com a possibilidade de utilização do sistema de plantio direto na palha sofrerá um aumento.
O Plantio Direto é um sistema de exploração agropecuária que envolve a rotação de culturas, correção da fertilidade do solo, mobilização do solo apenas na linha de semeadura e o controle da erosão através da manutenção da palha na superfície, além de inúmeras vantagens de ordem econômica e ambiental, dando sustentabilidade à agricultura e segurança na produção de alimentos.
Objetivo geral
Melhorar as características físicas e biológicas do solo e reduzir a população de patógenos, nematóides e outras pragas na região de Campo Novo do Parecis.
Objetivos Específicos
a) Reduzir os custos de produção nas duas culturas;
b) Evitar os problemas ocasionados pela monocultura da cana de açúcar;
c) Dar proteção ambiental, sustentabilidade da agricultura;
d) Recuperar a fertilidade do solo
e) E segurança na produção de alimentos e energia.
Revisão de Literatura
De acordo com a EMBRAPA, o Brasil é líder em produção agrícola com o sistema de plantio direto, presente em 50% das plantações nacionais de grãos. O plantio direto é utilizado em pelo menos 70% da área plantada em Mato Grosso. O coordenador da Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC), John Landers, garante que com a utilização desta tecnologia o custo de