A estatística no ensino fundamental
A palavra "matemática" vem do grego μάθημα (mátema) que significa "ciência, conhecimento, ou aprendizado" e μαθηματικός (matematikós), significando "fundação do aprendizado". Os registro mais antigos desta datam de 2400 a.C.; ao passo que surgiram nas comunidades problemas, como a contagem e a medida de comprimentos e de áreas, os conceitos sobre a Matemática foram sendo constituídos. Um destes, que foi bastante difundido, diz que a Matemática é uma ciência que trata das propriedades das grandezas. Atualmente, o termo refere-se a um ramo específico do conhecimento – o estudo dedutivo de quantidades, estruturas, espaço e mudanças.(WIKIPÉDIA, 2007).
A Matemática sempre desempenhou um papel muito importante no desenvolvimento das sociedades. Foi usada pelos egípcios na construção de pirâmides, canais de irrigação e estudos de astronomia. Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente, essa ciência está presente de forma mais perceptível em várias áreas do conhecimento como, por exemplo, arquitetura, informática, medicina, física, química etc.
Podemos dizer, que em tudo que olhamos existe a Matemática e que todos temos algum conhecimento de Matemática, mesmo que seja de forma intuitiva como medições, proporções, desenhos geométricos, etc. No entanto, para se saber Matemática é preciso, mesmo que superficialmente, conhecer suas definições e saber como utilizá-las adequadamente: precisamos saber trabalhar com as informações.
O ramo da Matemática que trabalha com o tratamento das informações é a Estatística. Esse termo surgiu da expressão status que significa Estado. A partir dele surgiu a palavra statista (de origem italiana), que significa "homem de estado", ou político, e a palavra