PAPER F BIO
Fábio Daniel Sampaio
Vera Beatriz Asmuz Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (Mad0134)
02/06/14
RESUMO
O presente artigo propõe uma discussão teórica sobre o ensino da Estatística como prática pedagógica para alunos do Ensino Médio. A Estatística é um ramo autônomo da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. Seu aspecto essencial é o de proporcionar métodos inferenciais, que permitam conclusões que transcendam os dados obtidos inicialmente. A presença constante da Estatística no mundo atual tornou-a uma realidade na vida dos cidadãos, levando à necessidade de ensinar Estatística a um número de pessoas cada vez maior. Consequentemente, nas últimas décadas a maioria dos países introduziu, nos seus currículos de Matemática, conteúdos de Estatística, Probabilidade e combinatória desde o início da escolaridade.
Palavras-chave: Matemática; Estatística; Ensino-aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.
A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja, para a população de onde os dados provêm.