A essência dos seus sentimentos
1ª Definição - A essência de uma coisa é constituída pelas propriedades imutáveis da mesma, o oposto da essência são os acidentes da coisa, isto é, aquelas propriedades mutáveis da coisa.
2ª Definição - Natureza ideal de um ser para o existencialismo, a existência antecede à essência.
7 emoções básicas
Paul Ekman dedicou-se ao estudo de 7 emoções básicas que verificou serem inatas a todos os seres humanos e transversais a todas as culturas do mundo:
Tristeza
Raiva
Surpresa
Medo
Nojo
Desprezo
Alegria
Constituintes
Tristeza
É um estado afetivo duradouro caracterizado por um sentimento de insatisfação e acompanhado de uma desvalorização da existência e do real.
A tristeza é informação subtil que nos “obriga” a dirigirmos a nossa atenção para algo que necessita de ser resolvido, melhorado ou compreendido.
Objetivo da tristeza é para fazê-lo sentir (lembrá-lo e alertá-lo) que algo foi perdido, que algo aconteceu que não lhe serve ou lhe provoca mal-estar.
A tristeza pode ajudar-nos a ter/fazer melhores decisões. Muitas vezes, sofremos a dor emocional de modo que aprendemos a evitar certos comportamentos e a fazer melhores escolhas na vida. Quando algo não funciona para nós, ficamos propensos a tentar fazê-lo de forma diferente da próxima vez.
A tristeza pode ter diversas origens:
Insatisfação: Quando estamos descontentes com uma situação atual, com um acontecimento, com a maneira das coisas, essa insatisfação na maioria das vezes pode nos trazer a tristeza.
Derrota: A derrota nos deixa triste principalmente quando queremos alguém ou alguma coisa, e o fato de não conseguirmos nossas metas, nos faz automaticamente se auto declarar derrotados.
Impacto sentimental negativo: Morte de familiares ou de amigos, perda de contatos, saudade, brigas verbais e etc.
Motivos inexistentes: Ás vezes esse sentimento aparece de tal forma que não conseguimos compreender o porquê de nos sentirmos de tal forma.
Como consequências da tristeza