Transnaconais: Origem e evolução

852 palavras 4 páginas
COLÉGIO JOÃO PAULO I
DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

TRANSNACIONAIS
ORIGEM E EVOLUÇÃO

TAMIRES DANTAS DOS SANTOS

SÉRIE: 2º EM
SEMESTRE: 2º
PROFESSOR: WILLIAN

São Paulo

2012

Introdução

Quando nos referimos a transnacionais é muito comum associarmos o termo a Mc Donald’s ou Coca- Cola. Ambas as empresas, do ramo alimentício, são bons exemplos de empresas que mantém suas respetivas sedes em países desenvolvidos (Estados Unidos), e diversas filiais espalhadas por todo mundo.
Transnacional é uma empresa estrangeira geralmente de um país desenvolvido que se instala em um país subdesenvolvido, em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas; e com a finalidade de aumentar sua produção e seu lucro.
As primeiras empresas deste gênero surgiram no final do século XIX, porém foi após a Segunda Guerra Mundial, que a migração para os países subdesenvolvidos se tornou intensa.
A entrada de empresas multinacionais em um país pode ser algo positivo, por gerar empregos e industrialização da região. Porém, grande parte do lucro obtido por estas empresas é enviado para a matriz.

As transnacionais: Origem e Evolução

As primeiras empresas transnacionais surgiram no final do século XIX em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Alemanha. Porém sua atuação efetiva foi após a Segunda Guerra Mundial. A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento, como Brasil, Argentina, México, Índia e África do Sul.
Há pouco tempo essas empresas eram denominadas multinacionais, porém gradativamente esse termo está sendo substituído, uma vez que a expressão emite uma ideia de uma empresa que possui diversas nacionalidades. Recebem o nome de transnacionais, empresas que possuem sede em um país e desempenham atividades em

Relacionados

Outros Trabalhos Populares