Trabalho
Objetivos: Propor às crianças um percurso para a descoberta do corpo, do movimento e das potencialidades expressivas e criativas. Com um trabalho proposto nas aulas, sob a forma de jogo fazer as crianças explorarem as suas possibilidades de ação e repouso, desenvolver a coordenação e a relação com a música. Através de pequenas coreografias estimulando o incremento da capacidade de memória da criança. Realização de várias atividades expressivo-motoras.
Encaminhamentos Metodológicos: O professor irá colocar o grupo de alunos em um circulo e colocar a musica ao fundo assim pedir aos alunos que ouçam e sintam o ritmo da musica que comecem a se balançar de um lado para o outro de acordo com as batidas da musica, Logo em seguida o professor começa a pedir que eles façam movimentos, mas sempre deixando eles se expressarem da maneira deles e também para que usem a criatividade Ex: Façam um circulo, usem os lados, formem poses.
Atividade prática: Os alunos espalhados pela sala, começarão a se mover a partir do estimulo sonoro, no caso musical. Quando acaba o som, cessa o movimento e permanecem em pausa até começar outro som. Coloque então diferentes músicas, com tempos e sonoridades constantes para que os alunos tenham experiências diversas. Os alunos podem em um primeiro momento fechar os olhos para ouvir a música e deixar o corpo responder aos estímulos.
Recursos Utilizados: Rádio, Pendrive.
Avaliação: Formativa e somativa avaliando o desempenho dos alunos nas atividades expressivo-motoras
Atos falhos: os esquecimentos, os sonhos ou mesmo o aparecimento repentino desta ou daquela idéia ou a invenção improvisada de um poema ou de um conceito abstrato.
Ex: estou com a chave do carro no bolso e ainda estou procurando.
Atos involuntários: piscar, esquecimentos, trocar nomes, pensamentos que não sabem de onde vem relação afetiva com uma pessoa, com coisas consigo mesmo.
Manifestação patológica: normal ou patológica os produtos do