Conceito de EaD e o processo ensino e aprendizagem no modelo online
Marilda Massucatto Braga
A modalidade EaD de ensino não é um modismo tecnológico, mas a evolução de um longo processo educacional (PEDROSO, 2006)
A Educação a Distância (EaD) surgiu a partir da integração dos meios de comunicação de massa, rádio e televisão. A distribuição de materiais impressos é realizada pelo correio, atingindo os alunos de diversas e diferentes regiões, que estudam, realizam as atividades propostas e as remetem aos centros de ensino, para avaliação e continuidade do processo, até sua formação.
Com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tornou-se possível a Educação a Distância (EaD), com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via Internet.
A Internet abriu oportunidades para um maior acesso à informação, através de inúmeros sites, blogs, ampliou a comunicação através de redes sociais, emissão e recebimento de mensagens e materiais diversos de forma mais rápida, elaboração de hipertexto e utilização de hipermídias.
Desta forma, a EaD com suporte em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) via Internet, pode representar a reconfiguração do espaço geográfico e do tempo em que opera a escola tradicional, de modo a criar a possibilidade de expansão da comunicação e do currículo, mas isso dependerá dos princípios filosóficos e pedagógicos em que é idealizado e estruturado.
Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) poder se tornar um depósito de conteúdos, se o objetivo é a transmissão de informações, como também pode ser um ambiente propício à interatividade, se a intenção for à construção de conhecimentos e/ou sua produção.
Há que se pensar nos fins a serem atingidos, no objetivo a ser alcançado, para quem se destina e em qual contexto.
Para o desenvolvimento de um curso online, com vistas à formação de gestores escolares, considero válido o modelo estar junto virtual[1], em que a interação é primordial no processo ensino e