Trabalho
Educação à distância (EAD) é um tema que vem sendo intensamente abordado devido à crescente demanda pela educação continuada, modernização e disponibilização de novas tecnologias.
O objetivo do presente estudo é comparar a aplicação das diferentes correntes epistemológicas tanto na modalidade de EAD como na modalidade presencial.
A metodologia utilizada foi realização de uma pesquisa com os dados presentes no sistema acadêmico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro,dados do censu do ensino superior presentes no site do INEP1 e também entrevistas com professores buscando um comparativo da modalidade de Educação à distancia com a educação convencional abordando os diferentes aspectos das mesmas.
Um dos aspectos que contribui para o avanço da modalidade EAD foi o desenvolvimento de novas tecnologias que proporciona recursos tecnológicos que são de grande proveito para a construção do conhecimento. Entretanto, é necessário que os recursos utilizados não sejam uma barreira no aprendizado por meio de ambiente virtual, já que a modalidade de educação a distância possui a característica da distância geográfica diferente da modalidade presencial onde o aluno frequenta a sala de aula.
De acordo com Peter (2001), os ambientes virtuais de aprendizados são definidos como sistemas de aprendizagem capazes de motivar o aluno ao aprendizado, possibilitando o princípio dos estudos autônomos, ou seja, os alunos organizam seu estudo por meio de interação e comunicação.
A interação e a comunicação em um ambiente virtual são de extrema importância para que os alunos possam aprender.Este ambiente deve oferecer ferramentas de suportes tais como:fóruns de discussão, correio eletrônico, sistema de mensagens instantâneas ,entre outros. Segundo o Ministério da Educação (2007), EAD pode ser definida como o processo de ensino que ocorre