Fundamentos da Administração
1 - O conceito de Administração sofreu modificações ao longo do tempo. Por quê?
O desenvolvimento do conceito de Administração passou por modificações para que hoje, as aspirações, os valores e, de fato, a sobrevivência, mesmo da sociedade, virão a despertar, cada vez mais, do desempenho, da competência e dos valores dos Administradores. A importante tarefa que está reservada à próxima geração é, portanto, tornar produtivas, para o indivíduo, à comunidade e à sociedade, as novas instituições organizadas de nosso novo pluralismo. E, isso, é o que constitui acima de tudo, o novo papel da Administração, fundado na Ética, na Democracia, na Participação, no Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado, no respeito à Vida, no Pluralismo e na participação de todos dos resultados e bens da humanidade.
2 - Qual o papel da Administração nos dias atuais?
Como ciência é um ramo das ciências humanas, ditas sociais, pois trata dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o olhar holístico, buscando a perfeita integração entre pessoas, estruturas, e recursos.
3 - É possível definir o conteúdo e objeto da Administração?
Administração é o alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente graças ao planejamento, à organização, à liderança e ao controle dos recursos organizacionais.
O objetivo maior da Administração é alcançar resultados com os meios de que se dispõe. Fazer maravilhas com os recursos e competências disponíveis.
4 - Desde a antiguidade o homem já demonstrava uma incipiente preocupação com o administrar. Cite um exemplo.
A Administração trata, desde sua origem de organizar o trabalho de forma racional. A partir do final do século xix, começa a adquirir o status de ciências, com as tentativas de métodos científicos , ao estudo e aprimoramento do trabalho, assim como o desempenho do trabalhador.
A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou os