A esfera pública e sua diferença em relação à esfera privadas das relações sociais.
Atividade 1 da Unidade
Curso: Especialização em Gestão Pública (Governo do Paraná)
Enunciado da atividade :Discorra sobre a esfera pública e sua diferença em relação à esfera privadas das relações sociais.
Os serviços sociais, hoje considerados de interesse público, como saúde, educação e assistência social, eram prestados por organizações privadas, geralmente, por instituições filantrópicas, confessionais ou laicas, com a notável exceção da oferta de educação primária, já provida por escolas públicas desde o século XIX. Ao longo do século XX, outros serviços sociais passariam ainda a ser oferecidos pelo poder público, como transporte, habitação e lazer.
Considerando que esfera pública é tudo correlacionada ao sistema público, sob gestão do Governo, e esfera privada, são subordinados ao Governo (para pagar impostos e entre outros) em troca da garantia de tornar a propriedade adquirida de forma permanente.
Assim sendo, o Estado passa a ser responsável pela correção dos desequilíbrios econômicos e sociais, ostentando a qualidade de provedor do bemestar e assumindo o compromisso de garantir o mínimo para todos os indivíduos, como produto de uma cultura igualitária.
Nessa esteira, distinção entre o público e o privado, a delimitação da fronteira entre uma e outra esfera e a extensão dos poderes e das prerrogativas do poder público sobre os agentes privados são derivadas da contradição existente entre interesse privado e interesse público nas sociedades contemporâneas. Se esses interesses fossem coincidentes, como foram na Pré-História da humanidade, e ainda são em algumas sociedades tribais existentes pelo mundo, inclusive no Brasil, não haveria Estado.