A esfera das aguas
ÁGUAS E OS
RECURSOS
HÍDRICOS
MEIO SÉCULO DE
DECLÍNIO
Na primeira metade do século XX, o Mar de
Aral era o quarto maior lago do mundo .
Situado em uma área semiárida, o imenso lago salgado e suas águas piscosas eram fundamentais para a sobrevivência de milhões de pessoas.
O MAR DE ARAL
Mar de Aral é um lago de água salgada, localizado na Ásia Central, entre as províncias cazaques de Aqtöbe e Qyzylorda (ao norte), e a região autônoma usbeque de Caracalpaquistão (ao sul). O nome (em português, Mar das Ilhas) refere-se à grande quantidade de ilhas presentes em seu leito
(mais de 1500). Este já foi o quarto maior lago do mundo com 68 000 km² de superfície e 1100 km³ de volume de água, mas em 2007 já havia se reduzido a apenas 10% de seu tamanho original, e em 2010 estava dividido em três porções menores, em avançado processo de desertificação.
MAR DE ARAL
MAR DE ARAL
O CICLO HIDROLÓGICO
O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a Hidrologia.
A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água constituindo os seguintes processos principais de transferência:
Evaporação dos oceanos e outros corpos d'água (rios, lagos e lagunas) no ar e a evapo transpiração das plantas terrestres e animais para o ar.
Precipitação, pela condensação do vapor de água do ar e caindo diretamente na terra ou no mar.
Escoamento superficial sobre a terra, geralmente atingem o mar. CICLO DA ÁGUA
EVAPORAÇÃO
Em grande parte, o ciclo hidrológico funciona porque os oceanos perdem mais água pela
Evaporação do que recebem na forma de precipitação. Na atmosfera, o vapor-d´água em forma de nuvens se transforma em precipitação, que atinge continentes e