picnometria
Disciplina: Fisico Quimica
Picnometria.
Índice;
Página 2- Objectivos introdução
Página 3-Precauções /técnicas.
Página 4-Materiais Procedimentos
Página 5 e 6 –Registo de Resultados.
Página 7- Registo de observações.
Página 8- Conclusão.
Página 9- Critica.
Objectivo;
Determinar a densidade de um sólido , esferas metálicas neste caso, recorrendo à picnometria (Medição da densidade relativa das esferas metálicas pela técnica do picnómetro).
Introdução;
No dia-a-dia e com uma certa frequência, a densidade de um material utiliza-se indiferentemente como meio de avaliar quanta matéria está presente.
Quando se pretende por exemplo, efectuar a determinação da densidade de um dado material utilizando os métodos habituais, surge a necessidade de se ser muito preciso na preparação do material. Conseguimos caracterizar uma substância, através de conjuntos de propriedades físicas e químicas, como a densidade relativa. Que funciona como uma identificação para reconhecer uma determinada substância entre outras.
Para reconhecermos uma substância podemos determinar a sua massa volúmica e compará-la com os valores tabelados para a mesma.
Nos sólidos, a densidade relativa é sempre numericamente igual à massa volúmica.
Nesta experiência a densidade relativa do material que constitui as esferas metálicas é feita através da expressão: Densidade relativa=
"Mb- (massa do picnómetro+ água) e esferas à parte. Mc- (massa do picnómetro+água+esferas)
Os instrumentos geralmente usados são em primeiro o picnómetro de sólidos(obviamente varia consoante a experiência) e a balança digital. Os picnómetros são frascos especiais de vidro, calibrados e com tampa. Mais concretamente o picnómetro sólidos é um pequeno frasco de vidro usado para determinar a densidade relativa. Sabemos que está completamente cheio quando o tubo da sua tampa