Definição de Administração Pública
Administração Pública: é o ato de gerenciar, planejar, executar, em fim administrar um conjunto de bens para alcançar um resultado favorável de acordo com a vontade do Estado, que é o responsável pela fiscalização desta. Vale ressaltar que apesar de ser conectada diretamente com o poder executivo, esta, está relacionada também com os demais poderes: legislativo e judiciário, mesmo que de forma subsidiária.
No Brasil a administração publica é todo o conjunto de entes, órgãos e agentes políticos e públicos que desenvolvem a atividade administrativa, que são componentes de sua estrutura e incumbidos de funções públicos administrativos.
De acordo com nosso ordenamento jurídico precisamente no caput do artigo 37, da Constituição Federal a Administração publica, compreende exclusivamente:
Administração Direta: Refere-se aos: Estados, Municípios, União e o Distrito Federal; que são competentes centrais da atividade administrativa.
Administração Indireta: Surge com a responsabilidade de desafogar a administração Direta, quando o Estado cria entidades visando descentralizar a prestação de serviços. São as autarquias, fundações públicas, empresas públicas e a sociedades de economia mista; Essas não possuem autonomia política e estão diretamente vinculadas a Administração Direta. Exemplos: Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Serviço Federal de Processamento de Dados, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Embrapa, o Serpro e o BNDES. Petrobras, Sabesp, Banco do Brasil, Banco Nossa Caixa e Eletrobrás e, até 1997, antes de sua privatização, a Companhia Vale do Rio Doce.
2. Defina e conceitue:
CARGO, EMPREGO E FUNÇÃO PÚBLICA:
A vontade do Estado se faz através de seus órgãos e diretamente por