Resenha crítica
11/0142098
2º sem / Administração
Texto 1 – O Estudo da Administração Pública
No texto de Dwight Waldo, logo no início é estabelecido uma tônica para discussão com o leitor: qual a definição de Administração Pública? Com a resposta de que não há nenhuma boa definição, abre-se brechas para várias interpretações e conceituações acerca do assunto. As várias possibilidades abertas para definição abre também um leque amplo do conceito e nos permite enxergar de várias maneiras. O autor chega a afirmar que a ideia de que caiba em uma frase ou em um parágrafo o conceito de administração pública é pobre e simples demais.
São apresentadas então duas definições para serem trabalhadas:
1 – administração pública é a organização e a gerência de homens e materiais para a consecução dos propósitos de um governo.
2 – administração pública é a arte e a ciência da gerência aplicadas aos negócios de Estado.
Deve-se ter noção também do significado individual das palavras que compõem a locução administração pública, embora os sentidos estejam ligados e relacionados, são diferentes entre si. Quem estuda o tema deve estar atento aos empregos que o termo pode exercer, já que a tentativa de abranger os dois significados em uma mesma definição pode vir a provocar uma grande confusão de sentidos.
Em seguida, ao apresentar o conceito de ação racional, o autor apresenta 02 vertentes da prática da administração pública, sendo ela enquanto atividade, ou seja, ações contínuas visando a maximização dos objetivos da organização, comparando o papel de um líder na sua função estrategista com a de um operador de máquina na sua atribuição pode não estar interessado diretamente no alcance dos objetivos e resultados traçados. No conceito de administração pública enquanto estudo, também calcula-se as melhores maneiras de alcançar-se esses objetivos, maximizando-os, porém com uma variação de abordagem, nível de abstração, tamanho do problema, generalidade ou