Propriedades dos fluidos
Objetivo
Determinar massa específica, peso específico, densidade e viscosidade da água a partir dos dados obtidos no experimento (massa,volume, temperatura e tempo de deslocamento da esfera no tubo do viscosímetro).
Resumo teórico
Propriedades dos fluidos Fluido consiste em uma substância não sólida que, devido a sua pouca coesão intermolecular não apresenta forma própria e assume a forma do recipiente que o contém [1]. Eles diferem entre si através de suas propriedades ou características que definem o seu comportamento. Um fluido pode ser viscoso ou inviscido, compressível ou incompressível, newtoniano ou não newtoniano, entre outros. Para identificar e quantificar essas diferenças é preciso definir algumas propriedades como massa específica, peso específico, densidade e viscosidade.
Massa específica É o quociente entre a massa de uma substância e o volume que contém essa massa,como apresentado na Eq.1.1. No SI é dado em kg/m3 [2]. ρ=m/V .(1.1)
Onde:
ρ = Massa específica; m = Massa da substância;
V = Volume que contém a massa do fluido.
Peso específico É definido como o peso de uma determinada substância contida numa unidade de volume [2]. O peso específico está relacionado com a massa específica como apresenta a Eq.1.2. No SI o peso específico é dado em N/m3.
ρg (1.2)
Onde:
= Peso específico; ρ = Massa específica; g = Gravidade.
Densidade
Relação entre massa específica de uma substância e a massa específica de outra substância tomada como referência [2], no caso dos líquidos a substância de referência é a água. A Eq. (1.3) apresenta a equação para a determinação da densidade.
SG=ρ_substância/ρ_(H"2" O@4°C) (1.3)
Onde:
SG = Densidade; ρsubstância = Massa específica da substância; ρH2O@4°C = Massa específica da água a 4°C (1000kg/m3).
Viscosidade absoluta ou dinâmica