Consequencias da globalização no brasil
Záira Chamorro Telles
Enzo Fiorelli Vasques
Resumo
Este artigo tem como objetivo, a partir, do contexto histórico da globalização em âmbito mundial, expor as conseqüências da Globalização no Brasil através do seu crescimento acelerado dos últimos anos.
Analisar os aspectos negativos e positivos que surgiram junto com a Globalização, gerando uma reflexão sobre as conseqüências e causas desses problemas no Brasil, além de apresentar possíveis soluções para esses problemas que serão apresentados.
Procurar esclarecer as conseqüências da globalização na economia e na vida do brasileiro, e seus efeitos diretos na forma de vida, no emprego, e na educação no Brasil, a partir da apresentação dos problemas políticos, econômicos e sociais.
Palavras chave: Globalização. Desigualdade Social. Planejamento. Educação.
1. Introdução
A globalização se tornou um fenômeno que supera fronteiras, culturas e nacionalidades, o limite empresarial não é mais dado por fronteiras geográficas, mais pelo preço da mão-de-obra e da produção, hoje em dia um requisito para se estabelecer uma multinacional em algum lugar, é ter em uma mesma localidade: a mão de obra barata e especializada, matéria prima, e facilidade para atingir o mercado consumidor.
Toda essa intensificação das relações entre os países, foi possível através da expansão rápida e exagerada das tecnologias, no setor de informática, telefonia, tecnologias, transportes, que cada vez ficam mais obsoletos e são substituídos por novos, proporcionando uma integração mundial que alia novas tecnologias e rapidez.
O ponto crítico em que se encontra a exclusão social no País foi causado pelo modelo capitalista, que sempre foi demonstrado pelos Estados Unidos e outros paises desenvolvidos como se fossem o estilo de vida certo a ser seguido, ocorrendo mais nas ultimas duas décadas.
Nesse contexto atual de Globalização em que vivemos, as famílias, empresas e o