Entrevista a um gestor de projecto
No âmbito do trabalho de Gestão de Projectos da cadeira de Organização de Empresas e com vista a obter uma melhor noção da criação e implementação de um produto no mercado foi realizada uma entrevista. com o Gestor de Projecto da Loreal, Dr. Afonso Lopes, na qual o produto objecto de estudo foi o champô Frutis.
A partir da mesma podemos extrair os seguintes aspectos:
O lançamento do champô Frutis tinha como objectivo atingir um segmento de mercado entre os 25 e 40 anos. Para tal, a Loreal, em conjunto com o marketing de desenvolvimento, que é motor de todos os projectos, decidiram criar um champô que fosse competitivo e que fosse de encontro com as necessidades dos consumidores.
A Loreal através de uma das suas casas, nomeadamente a Garniey, já possuía de entre vários um champô “ Ultra Suave”, com um posicionamento que abrangia a família num todo, vendo-se obrigada a criar um champô que atingi-se o segmento alvo. Este estava focalizado em pessoas jovens, activas, cosmopolitas, e preocupadas com a sua imagem vindo este novo produto reforçar o aspecto e a aparência em termos de força, brilho e vitalidade nos cabelos.
Após a definição do segmento a atingir, estudos junto dos potenciais consumidores por forma a apurar possíveis falhas e lacunas da concorrência e realização de estudos em laboratório com a tecnologia e “Know How” já existente determinou-se que um factor de inovação seria o odor relacionado com frutos. O que aliado a uma estratégia de Marketing poderia vir a criar um posicionamento mais agressivo no mercado face à concorrência. A escolha do nome pelo Marketing Internacional teve por base uma preocupação com a facilidade de associação do nome ao produto. Atendendo às similaridades em várias línguas (Português, Inglês, Francês, Espanhol) a escolha Frutis revelou-se uma boa opção.
O factor da natureza teve um peso predominante na escolha da côr, pelo que o verde traduzia esta preocupação.
A escolha do formato da