A escrita
A criação e o uso da escrita como tecnologia de comunicação
surge quando os homens deixam de ser nómadas e passam a ocupar de forma mais pertinente um determinado espaço, onde praticam a agricultura. sendo comunicado graficamente. Existe uma distância (temporal e espacial) entre quem escreve e quem lê e interpreta o escrito.
Na sociedade da escrita há necessidade de compreensão do que está
Os primeiros registros gráficos do pensamento humano: Paredes de cavernas, ossos, pedras e peles de animais Papiros – registros funerários, legais, administrativos e literários Pergaminho – usado pelos nobres para registro dos bens Papel – inventado pelos chineses há mais de 2000 anos
A disseminação da produção do papel na Europa estimulou a escrita
e a impressão de livros.
algumas comunidades primitivas aprenderam a usar ferramentas e armas de bronze. Aldeias situadas nas margens de rios transformaram-se em cidades. A vida ia ficando cada vez mais complexa. Novas atividades iam surgindo, graças sobretudo ao desenvolvimento do comércio. Os agricultores passaram a produzir alimentos em quantidades superiores às suas necessidades. Com isso algumas pessoas puderam -se dedicar a outras atividades, tornando-se artesãos, comerciantes, sacerdotes, administradores.
Por volta do ano 4.000 a.C.,
Como consequência desse desenvolvimento
surgiu a escrita. Era o fim da Pré-História e o começo da História. Os grandes progressos que marcaram o fim da Pré-História verificaram-se com muita intensidade e rapidez no Egito.
Os antigos egípcios também desenvolveram a escrita hieroglífica. Importante para entendermos o passado da primeira civilização desenvolvida na África, há mais de 6.000 anos. Inventaram o precursor do papel, chamado PAPIRO.
Tentativas do homem de transmitir e fixar seu
conhecimento por meio de signos visuais: Pictografia
IdeografiaPINTURAS RUPESTRES
Primeiras