A ESCRAVIDÃO NOS TEMPOS MODERNOS
SÃO BORJA
2013
LUCAS BENEVENUTO, LAKSMI RIBEIRO
A ESCRAVIDÃO NOS TEMPOS MODERNOS
Trabalho apresentado à Disciplina de Sociologia, da turma 211, Ensino Médio Politécnico do Colégio Estadual Getúlio Vargas.
Orientadora: Profª Lucymara Vargas
SÃO BORJA
2013
1 INTRODUÇÃO
Nas letras da lei, a escravidão está extinta, porém, em muitos países, principalmente onde a democracia é frágil, há alguns tipos de escravidão, em que mulheres e meninas são capturadas para serem escravas domésticas ou ajudantes para diversos trabalhos. Há ainda o tráfico de mulheres para prostituição forçada, principalmente em regiões pobres da Rússia, Filipinas e Tailândia, dentre outros países.
A expressão escravidão moderna possui sentido metafórico, pois não se trata mais de compra ou venda de pessoas. No entanto, os meios de comunicação em geral utilizam a expressão para designar aquelas relações de trabalho nas quais as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob ameaça, violência física e psicológica ou outras formas de intimidações. Muitas dessas formas de trabalho são acobertadas pela expressão trabalhos forçados, embora quase sempre impliquem o uso de violência.
Somos convidados a refletir sobre esta realidade presente em nosso país, de modo que ainda somos assombrados pela escravidão, mesmo após estar oficialmente extinta e a lei asseguras os direitos da Integridade Humana. Hoje, quando falamos em escravidão, não falamos somente nos afro-americanos, mas também nos imigrantes que vem de outros países em busca de uma vida melhor, contraem dívidas e pagam com o trabalho exaustivo.
2 A SITUAÇÃO DA UNIÃO PERANTE A ESCRAVIDÃO
Atualmente, há diversos acordos e tratados internacionais que abordam a questão do trabalho escravo, como as convenções internacionais de