Auto da Produção
Qualquer tipo de atividade pode ser automatizada, porém existem três tipos de produção que muito interessam à Automação, são elas: Produção Job Shop, Produção em grupo/lote e Produção em massa/contínuo.
A seguir vamos descrever as características principais desses três tipos de produção:
Produção Job Shop – característica principal de baixo volume, ou seja, os lotes industriais são pequenos, às vezes contendo apenas um produto.
Produção em grupo/lotes – essa produção envolve a manufatura de quantidade média do mesmo artigo ou produto ordenado pelo cliente. Os lotes só podem ser produzidos uma vez ou devem ser produzidos em intervalos regulares.
Produção em massa/contínuo – é caracterizada pelo grande volume de produção, em que o equipamento é dedicado completamente à manufatura de um único produto, pois as taxas de demanda são muito altas para esse tipo de produto.
Arranjo físico por processo (funcional) – todos os processos e equipamentos do mesmo tipo são desenvolvidos na mesma área, bem como as operações e as montagens semelhantes.
Arranjo físico em linha (por produto) – nesse tipo de leiaute, as máquinas/equipamentos/estações de trabalho são colocadas de acordo com as operações de elaboração do produto.
Arranjo físico por posição fixa (posicional) – nesse leiaute o material permanece fixo em determinada posição e as máquinas e os operadores se deslocam, executando as operações necessárias. Suas características são:- resulta em um produto único e com características únicas.
Arranjo físico por layout celular – esse modelo aproveita algumas das características do leiaute em linha, entretanto apresenta maior flexibilidade e deve ser estruturado num só local (célula).
- Especialização de operações: essa estratégia envolve o uso de equipamento específico para determinada finalidade, projetado para executar uma operação com maior eficiência possível.
- Operações combinadas: essa estratégia